DME Mario Mary






Festival Dias de Música Electroacústica no Palácio Foz
13-15 Março 2014 - dedicado a Mario Mary
O festival Dias de Música Electroacústica é um festival itinerante iniciado na Polónia em 2003 com direcção artística de Jaime Reis. Com mais de 25 edições em Portugal e no estrangeiro, dedica o presente evento ao emérito compositor Mario Mary, um dos compositores mais activos a nível mundial no campo da música electroacústica.
Esta edição do festival conta com um workshop na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, com o compositor convidado. E com 2 concertos com solistas do Ensemble Collegium Musicum Electroacústico, nos dias 14 e 15 de Março, 18h e 16h, respectivamente, num dos mais ilustres espaços da cidade de Lisboa, o Palácio Foz.





Mario Mary
Doutorado em "Estética, Ciência e Tecnologia das Artes" (Universidade de Paris VIII, França), é actualmente professor de Composição Electroacústica na Academia de Música Rainier III do Mónaco e Director Artístico do Festival Monaco Electroacoustique - Encontros Internacionais de Música Electroacústica. 
Entre 1996 e 2010 ensinou Composição Assistida por Computador no Departamento de Música da Universidade de Paris VIII (França), onde fundou e dirigiu o Ciclo de Concertos de Música por Computadores.
Mario Mary iniciou os seus estudos musicais na Argentina, onde obteve os diplomas de Professor e Licenciado em Composição pela Universidade Nacional de La Plata, onde também estudou direcção orquestral. Desde 1992, reside em França, onde realizou também estudos no Conservatório de Paris, IRCAM, GRM e Universidade de Paris VIII. Trabalhou como compositor-investigador no IRCAM sobre os ambientes de programação Open Music e AudioSculpt.
Foi premiado em mais de 20 concursos de composição instrumental e electroacústica em França, Itália, Bélgica, Portugal, Finlândia, República Checa, Brasil e Argentina. Proferiu dezenas de conferências e cursos de composição em países da Europa e América latina.
As suas preocupações estéticas estão orientadas para a procura de uma música que possa gerar signos emergentes das tendências estéticas do novo século. Desde a década de 1990 que desenvolve técnicas de "orquestração electroacústica" e o conceito de "polifonia do espaço". O GMR dedicou-lhe um concerto monográfico consagrado à sua produção artística na sala Olivier Messiaen da Radio France, Paris. 
http://ipt.univ-paris8.fr/mmary/




Dia 13 - 17h30-19h - Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (Salão Nobre)
Conferência e concerto - Mario Mary



Dia 14 - Palácio Foz - 18h

Mario Mary - "Signes émergents” - electroacústica
Mario Mary - "Aarhus"  - violino e electroacústica 
Mario Mary - "Une bouffée d’air" - electroacústica
Mario Mary - "Objets croisés II" - violoncelo e electroacústica


Dia 15 - Palácio Foz - 16h

João Pedro Oliveira - "The 5th String" - violino e electroacústica
Mario Mary - "2261" - electroacústica
Mario Mary - "Double Concerto" - clarinete, violino e electroacústica
Mario Mary - "Fuite en avant" - electroacústica

Mario Mary - "Rock" - piano e electroacústica 














O Ensemble Collegium Musicum Electroacústico foi fundado em 2013 como elemento integrante do Festival Dias de Música Electroacústica, com direcção artística do seu fundador, Jaime Reis. O núcleo central dos músicos do grupo são professores do Conservatório de Música de Seia - Collegium Musicum e colaboradores assíduos do festival Dias de Música Electroacústica, tendo sido dirigido pelos maestros Jean-Sébastien Béreau e Pedro Pinto Figueiredo. O seu repertório tem incidido em compositores portugueses como João Pedro Oliveira e Alexandre Delgado, mas também em compositores estrangeiros como Mario Mary, Gerhard Stäbler, Kunsu Shim e Stockhausen.

Solistas do Ensemble Collegium Musicum Electroacústico:

Ana Telles (Piano) - Estudou com Yvonne Loriod-Messiaen, Sara Buechner e Nina Svetlanova. Obteve os graus de Bachelor of Arts (Manhattan School of Music) e de Master of Musical Arts (New York University) em Piano Performance. Doutorou-se com a classificação máxima em História da Música e Musicologia na Universidade de Paris IV - Sorbonne em cotutela com a Universidade de Évora, com a tese “Luís de Freitas Branco (1890-1955): parcours biographique et esthétique à travers l’œuvre pour piano”, orientada por Danièle Pistone e Rui Nery. Mantém intensa actividade de concertista; é Professora Auxiliar da Universidade de Évora.

Carlos Silva (Clarinete) - Estudou no Cons. Reg. de Mús. de Viseu “Dr. Azeredo Perdigão”. Lic. em clarinete pela ESART, na classe do professor Carlos Alves. Em 2007 foi concertino da Orquestra de Sopros de Jovens da União Europeia. É membro fundador do quarteto Indigo. Com este grupo obteve o terceiro prémio no concurso Prémio Jovens Músicos. É professor na Esc. Prof. da Serra da Estrela e Cons. de Música de Seia "Collegium Musicum". Encontra-se a terminar o mestrado em ensino música na ESART.

Joana Guerra (Violino) - Estudou violino na EPABI; Lic. Violino na ESART - estudos com Augusto Trindade e Alexandra Trindade; frequenta o último ano do mestrado no Inst. Piaget de Almada onde estudou com o violinista Bin Chao e realiza o seu estágio pedagógico no Instituto Gregoriano de Lisboa; nos últimos anos tem vindo a especializar-se sobre o repertório erudito contemporâneo, nomeadamente, Karlheinz Stockhausen, Gerhard Stäbler, Olivier Messiaen, João Pedro Oliveira e Mario Mary. Professora no Cons. de Música de Seia em 2010-12; Directora da Produção do Festival DME desde 2011.

José Pedro Sousa (Violoncelo) - Estudou na Academia de Música de Vilar do Paraíso e na ESART (com Miguel Rocha e Catherine Strynckx). Estudou com Xavier Gagnepain no Pólo Superior de Paris e Boulogne-Billancourt e  Música Antiga com Javier Aguirre, Antoinette Lohmann, Rainer Zipperling, Marco Ceccato, e.o. Tem dividido a sua actividade entre a música barroca e a música contemporânea. Fundou o grupo Amato Lusitano, que ganhou em 2012 o 1º prémio de música de câmara do Concurso Jovens Intérpretes de Música Antiga. É membro efectivo da Concerto Ibérico - Orquestra Barroca. Desde 2011 lecciona no Cons. de Música de Seia "Collegium Musicum". Encontra-se a terminar o mestrado em ensino música na ESART.

Ludovic do Nascimento Afonso (Violino) - Natural de Paris, estudou no Conservatório Camille Saint-Saens. Em 1999 ingressou na esc. prof. de artes de Mirandela na classe de violino dos professores Anna kratotchvilova e Roberto Valdés, tendo terminado o seu recital de 12º ano com 20 valores. Lic. no Inst. Piaget de Mirandela; mestre em ensino do instrumento na Uni. de Aveiro. Tocou na Orq. Sinfónica Esproarte (concertino), Orq. Piaget, Açores Camerata, Orq. Clássica do Centro, Lusitanae Ensemble, Orq. Filarmonia das Beiras, e.o. É professor na Esc. Prof. da Serra da Estrela e Cons. de Música de Seia "Collegium Musicum".

Gonçalo Fernandes (violino) Nasceu em 1995. Iniciou os seus estudos no Conservatório Regional de Setúbal, onde estudou com Maria do Mar, Joana Cipriano, Jorge Vinhas e António Figueiredo. Tem tocado em agrupamentos como a orquestra de violinos e de câmera do CRS e Orquestra Sinfónica Juvenil de Lisboa.  
Foi-lhe atribuído o Prémio Nano Músicos Electroacústicos 2013, uma iniciativa do Festival Dias de Música Electroacústica, que teve como objectivo fomentar a criação e o estudo do repertório de música erudita contemporânea electroacústica entre jovens alunos do ensino especializado artístico.






Dia 13 - 17h30-19h - Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (Salão Nobre)
Conferência e concerto - Mario Mary





















Dia 14 - Palácio Foz - 18h




Joana Guerra (violino)



José Pedro Sousa (violoncelo)



Joana Guerra, Mario Mary, José Pedro Sousa







Dia 15 - Palácio Foz - 16h



Gonçalo Fernandes (violino)

Ludovic Afonso (violino), Carlos Silva (clarinete)


Ana Telles (piano)


Mario Mary, Ludovic Afonso, Carlos Silva, Gonçalo Fernandes, Ana Telles











Comentários

Ticiano disse…
Bom dia,
gostava de saber se o workshop do dia 13 será voltado para compositores e se será aberto.

Parabéns e muito obrigado

Postagens mais visitadas deste blog

Festival Imersivo 2024

Vozes de Revolução | Ourique

Bartolomeu, o Voador | EACMC