Festival de Piano 2023



Festival de Piano

Lisboa Incomum | 16 a 18 de Março de 2023


16 de Março, 21h
Diana Botelho Vieira | Crossing Paths

17 de Março, 21h
Sérgio Azevedo | Sérgio Azevedo Toca Sérgio Azevedo

18 de Março, 21h
André Cardoso | Adestro 21



16 de Março, 21h

Diana Botelho Vieira | Crossing Paths

Sinopse:

Os caminhos da modernidade são muitos e antagónicos. Diferentes maneiras de pensar a música e a modernidade cruzam-se em simultâneo, fecundam-se ou afastam-se num jogo de atracção/repulsão, por vezes dentro do percurso de um só e mesmo compositor. Quem diria que John Cage anteciparia o Minimalismo, como o dos dois Adams norte-americanos, John (Coolidge) Adams e John (Luther) Adams? Ou que Gorecki escrevesse mazurkas na senda de Chopin e Szymanowski, enquanto Berio reinventava o diatonicismo e Sofia Gubaidulina e Carlos Caires o universo infantil, cada um à sua maneira? E se João Carlos Pinto, como Gorecki, revisita a música popular, já a portuguesa, Ângela da Ponte, como antes Schoenberg e Kandinsky, vai encontrar inspiração para as suas seis peças no mundo onírico, surrealista, de Dali. Nove compositores de várias gerações e geografias, nove maneiras de encarar a música e as reviravoltas estéticas dos séculos XX e XXI.

Programa:

Vai e vem - Carlos Caires (Piano e Electrónica)

Seis Aparições de Lenine sobre um Piano - Ângela da Ponte

1. Vivace
2. Adagio contemplativo
3. Allegro
4. Adagio
5. Moderato
6. Adagio

Musical Toys (selecção) - Sofia Gubaidulina

I. Realejo
VI. Canção do Pescador
XI. Sininhos
II. A Encruzilhada Mágica

Quatro canções tradicionais portuguesas - João Carlos Pinto

1. Os amores da azeitona
2. Oh, bento airoso
3. Meu amor me deu um lenço
4. Vai-te embora, ó papão

Mazurki opus 41 - Henryk Mikolaj Gorecki

6 Encores – n.º 3 Wasserklavier - Luciano Berio

In a landscape - John Cage

China Gates - John (Coolidge) Adams

Nunataks (Solitary Peaks) - John Luther Adams


Biografia:

Diana Botelho Vieira nasceu na ilha de São Miguel, Açores, em 1984. Tem-se apresentado em recitais de piano e de música de câmara em Portugal, Espanha, França, Estados Unidos da América, e América do Sul. Laureada no Prémio Jovens Músicos - RDP Antena 2 na categoria Piano, é também detentora do Búzio Revelação (Expresso das 9) e Prémio Cultura (Correio dos Açores).

Apresentou-se como solista com a Orquestra de Câmara do Conservatório Regional de Ponta Delgada, Orquestra Académica Metropolitana de Lisboa, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Clássica do Centro, e Sinfonietta de Ponta Delgada, sob a direcção dos maestros Yuri Pankiv, Jean-Marc Burfin, Nikolay Lalov, José Eduardo Gomes, e Amâncio Cabral.

Tocou em festivais como o Summer Institute for Contemporary Performance Practice (Boston), PianoFest (Chicago), Embassy Series - Uniting People Through Musical Diplomacy (Washington/DC), Meadowmount School of Music (Nova Iorque), Festival Ibérico de Badajoz, Dias da Música no CCB, Temporada Artística dos Açores, Porto PianoFest (edição online), Festival Internacional de Música da Primavera em Viseu, e Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim.

Estreou obras para piano solo, piano e orquestra, e música de câmara de compositores como Brett Madsen, Parisa Sabet, Sérgio Azevedo e Inés Badalo. Foi protagonista no documentário "Bravo" (RTP) e participou na série documental da RTP "Portugueses pelo mundo: Chicago". Lançou dois CDs: “A toque de caixa” e “Viagens Imaginárias”, editados pelo mpmp e ambos com música de Sérgio Azevedo; o primeiro para piano solo para crianças, e o segundo para piano a 4 mãos com o pianista Saul Picado. Gravou recentemente mais três CDs que serão lançados em breve

Estudou piano com Irina Semënova no Conservatório Regional de Ponta Delgada, com Alexei Erëmine na Academia Nacional Superior de Orquestra - Metropolitana (Licenciatura) e com Ludmila Lazar no Chicago College of Performing Arts - Roosevelt University (Mestrado em Piano Performance). Possui também o Mestrado em Ensino de Música, realizado sob a orientação ​de Miguel Henriques e Jorge Moyano, na Escola Superior de Música de Lisboa. 

Website: www.dianabotelhovieira.com

DianaBotelhoVieira © Sonia Godinho




17 de Março, 21h

Sérgio Azevedo | Sérgio Azevedo Toca Sérgio Azevedo

Sinopse:

Pela primeira vez na sua já longa carreira, Sérgio Azevedo – cuja formação inicial incluiu o piano – convida-nos a conhecer – pelas suas próprias mãos – dois importantes ciclos pianísticos que escreveu durante a pandemia: o Álbum de Leoš Janáček e Nocturny i Mazurki. Ambos lidam com a memória, a vida e a morte, e ambos remetem para o universo íntimo do compositor.

Tudo converge para um foco de som e um foco de luz: um ser humano e o seu piano, através do qual as suas vivências, afectos e memórias são reveladas, pelo filtro da música, aos ouvintes.



Programa:

Album for Leoš Janáček (2021-22)
I. Nocturno
II. Os irmãos Čapek
III. Elegia para M.K. e K.
IV. Morte
V. …nos Bosques de Hukvaldy
VI. Em memória de Josef Sudek
VII. Kamila Stösslová (Pisék)
VIII. Idílio
IX. Leoš
X. Fanfarras longínquas (para Max Brod)
XI. A insustentável leveza… (Tomás)
XII. Perda indescritível
XIII. Para Jaroslav Hašek
XIV. Nas brumas
XV. Peso insustentável (Teresa)
XVI. Adeus!
XVII. A Pequena Coruja
XVIII. Alguém fala…
XIX. Sinto a tua falta!
XX. No rasto da Raposa
XXI. Vida


Nokturny i Mazurki (2022)
excertos
I. 
III. 
IV. A Frederic Chopin 
VII. A Wojciech Kilar 
XI. 
XII. A Henryk Mikolaj Gorecki 
XVI. A Pawel Szymanski 
XVII.
XIX.
XX. A Karol Szymanowski

Biografias:

Sérgio Azevedo nasceu em Coimbra, Portugal, em 1968. Estudou com Fernando Lopes-Graça na Academia de Amadores de Música e na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) com Christopher Bochmann e Constança Capdeville, onde concluiu o Curso Superior de Composição com nota máxima. Ganhou vários prémios nacionais e internacionais, entre os quais o “United Nations Prize” e o “Prémio Autores” (SPA) de 2010, e as suas obras são regularmente encomendadas e tocadas por prestigiosos intérpretes e orquestras, estando presentes em mais de 50 CD’s. 

Publicou três livros, "A Invenção dos Sons", "Olga Prats – Um Piano Singular", e o “Guia dos Jovens para a Composição Musical”, escreve para "The New Grove Dictionary of Music and Musicians" e desde 1993 tem criado centenas de programas para a RTP – Antena 2, estando neste momento (2023) no ar “Ao Sabor da Corrente”. Sérgio Azevedo é Doutorado pela Universidade do Minho e, desde 1993, professor de Composição e Orquestração na ESML. 

A sua música é publicada pela AVA – Musical Editions (www.editions-ava.com).


Sérgio Azevedo © Carlos Mateus de Lima



18 de Março, 21h

André Roque Cardoso | Adestro 21

Sinopse:

Este recital de piano será inteiramente dedicado ao repertório português para a mão esquerda do século XXI. As suas idiossincrasias idiomáticas proporcionam experiências de fruição musical particulares, distintas daquelas do repertório para duas mãos, a que acrescem as intrigantes circunstâncias de criação, quer associadas ao condicionamento do uso da mão direita, quer a engajamentos pedagógicos ou estéticos.

As soluções que os compositores encontraram à necessidade do uso exclusivo da mão esquerda, cruzadas com uma escuta em permanente surpresa, e eventualmente estranheza, desafiam as habituais experiências, normas e práticas alicerçadas na natural prevalência do uso pleno do corpo.

É este o desafio que se pretendo para os ouvintes, que a sua experiência de escuta seja enriquecida e, em simultâneo, que o repertório pianístico português para a mão esquerda continue a ganhar visibilidade.

Simultaneamente, será apresentado o CD “Adestro” (2022), que foca precisamente o segmento contemporâneo desta tipologia pianística.


Programa:

Fantasmas 1 e 4 - António Chagas Rosa (Piano solo)

…para a mão esquerda - Vasco Negreiros (Piano solo)

Cinco peças para a mão esquerda - Sérgio Azevedo (Piano solo)

Pequena Suite para a mão esquerda - Sérgio Azevedo (Piano solo)

Prelúdio para a mão esquerda - Fábio Videira (Piano solo)

Estudo Sinfónico - António Victorino d’Almeida (Piano solo)

Tanka - Eduardo Patriarca (para Piano e Electrónica)

Sinistram Umbra - José Carlos Sousa  (para Piano e Electrónica)


Biografia:

André Roque Cardoso concluiu a Licenciatura em Ensino da Música (Piano) em 2005 pela Universidade de Aveiro, onde estudou com Vitali Dotsenko (piano) e António Chagas Rosa (Música de Câmara). Entre 2005 e 2011, integra as classes de piano de Guigla Katsarava e de música de câmara de Nina Patarcec na Ecole Normale de Musique de Paris, onde obtém o Diplôme d'Exécution, o Diplôme Supérieur d'Exécution, o Diplôme Supérieur de Concertiste e o Certificat de Perfectionnement. Durante este período apresenta-se em recitais enquanto solista e membro de diferentes formações de música de câmara, frequenta masterclasses de piano, cursos de verão e concursos de piano, obtendo o primeiro prémio no «Concours International dans le cadre de "Guigla Katsarava Master-class"», o segundo prémio no «1º Concurso Internacional de Piano "Helena Sá e Costa» e, no mesmo concurso, o Prémio Especial Luiz Costa. Entre 2010 e 2017, apresentou-se pela primeira vez com orquestra enquanto solista com repertório barroco, clássico, romântico e moderno; colaborou com o ensemble de música contemporânea Síntese; apresentou-se a solo e em música de câmara em festivais na Eslovénia, França, Moldávia e Portugal; organizou atividades, concertos e festivais, nomeadamente as quatro edições do festival “As Lições dos Jovens Mestres – Youngclasses”; e foi docente em vários conservatórios e academias de música em Portugal. Entre 2015 e 2018, concluiu as unidades curriculares do Curso de Formação Avançada do Programa Doutoral em Música iniciando a atividade de investigação académica na área do repertório pianístico português para a mão esquerda. Neste contexto, foi editor de partituras na AvA musical Editions; e apresentou a estreia mundial de peças portuguesas para a mão esquerda, nomeadamente de obras encomendadas pelo Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu, entre as quais se contam as duas primeiras obras para piano (mão esquerda) e eletrónica. Enquanto pedagogo, ministra regularmente masterclasses de piano e é atualmente professor na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra. Em 2022, lançou Cd “Adestro”, dedicado à música portuguesa para piano para a mão esquerda, e frequenta o programa doutoral da Universidade de Aveiro (Performance).

André Roque Cardoso



16 de Março, 21h
Diana Botelho Vieira | Crossing Paths




17 de Março, 21h
Sérgio Azevedo | Sérgio Azevedo Toca Sérgio Azevedo








18 de Março, 21h
André Cardoso | Adestro 21






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festival Imersivo 2024

Extended Duo

International Masterclass for Composers 2024