DME 30



Trata-se da 30ª edição do Festival DME a decorrer na região da Serra da Estrela e a 48ª de todas as edições que decorreram desde a primeira edição do festival (em 2003, em Cracóvia), em lugares como: Brasil, Filipinas, Madrid, Lisboa, Porto, Algarve, e.o.
Neste festival destaca-se a presença: 
- do compositor José Luís Ferreira, a quem esta edição é dedicada; irá apresentar 3 peças acusmáticas e uma peça mista, para fagote e electrónica, num concerto monográfico.
- da fagotista Diana Dias, solista do Ensemble DME - Collegium Musicum Electroacústico, que irá interpretar a peça "Metha 1.0", de José Luís Ferreira, em ambos os dias do festival.
- da jovem violinista Filomena Afonso, aluna do Conservatório de Música de Seia, que irá interpretar no dia 9 de Julho a peça "The Fifth String", de João Pedro Oliveira. 

PROGRAMA

Sábado, 9 de Julho 2016 - CASA MUNICIPAL DA CULTURA DE SEIA
16h - Concerto DME integrado no concerto final do curso de verão do Conservatório de Música de Seia | Obras de José Luís Ferreira e de João Pedro Oliveira


Filomena Afonso


Diana Dias

José Luís Ferreira

Domingo, 10 de Julho 2016 - CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SEIA - CASA MUNICIPAL DAS ARTES
14h30 Tertúlia com o compositor José Luís Ferreira (evento surpresa)








16h30 - Concerto Monográfico | Obras de José Luís Ferreira 








Diana Dias e José Luís Ferreira

BIOGRAFIAS


José Luís Ferreira nasceu em Lisboa em 1973. 
Compositor, performador de electrónica e assistente musical. 
Doutor em ciências e tecnologias das artes na especialidade em Informática Musical (CITAR/ UCP) e licenciado em composição (ESML) onde estudou com Christopher Bochmann, António de Sousa Dias e António Pinho Vargas. Paralelamente ao curso de composição, assistiu a seminários e workshops de diversos compositores, nomeadamente, Emmanuel Nunes, Salvatore Sciarrino, Jean-Claude Risset, John Chowning e Trevor Wishart. 
A sua música, para diversos tipos de grupo instrumental e vocal com e sem electrónica, tem sido performada por diversos agrupamentos portugueses (Remix Ensemble / Orchestrutópica / Sinfonietta de Lisboa / Ricercare / Saxofínia/ Machina Lirica, Ensemble MPMP). 
Professor na Escola Superior de Música de Lisboa das disciplinas do ramo da Música Electroacústica, Análise e Composição.


João Pedro Oliveira (n. 1959) estudou órgão, composição e arquitectura em Lisboa. Doutorou-se em Música (Composição) na Universidade de New York em Stony Brook.
As suas obras incluem uma ópera de câmara, um Requiem, várias obras orquestrais, três quartetos de cordas, música de câmara, música para instrumento solo, música electroacústica e vídeo experimental. Nos últimos anos tem-se interessado especialmente na interacção entre a música instrumental e a música electroacústica, utilizando estes dois meios em quase todas as suas obras mais recentes.
Recebeu mais de 30 prémios internacionais incluindo, entre outros, o Giga-Hertz Award e o Magisterium Prize do IMEB (Bourges).
A sua música é tocada em todo o mundo, e a maioria das suas obras tem sido encomendada por instituições de prestígio internacional. É Professor Catedrático na Universidade de Aveiro e Professor Titular na Universidade Federal de Minas Gerais, onde ensina composição, música eletroacústica e análise. Tem igualmente publicado diversos artigos em revistas nacionais e internacionais, e escreveu um livro sobre teoria analítica da música do século XX. Contribui para o desenvolvimento de uma nova geração de compositores, e muitos dos seus alunos já receberam prémios nacionais e internacionais.

Diana Dias, natural de Pombal, iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música da Filarmónica Artística Pombalense. Ingressou no Conservatório de Música de Coimbra na classe de fagote de José Pedro Figueiredo, onde completou o 5º grau. Estudou na EPABI com Cidália Torres. 
Licenciada em Biologia - Universidade de Coimbra.
Licenciada em Fagote - ESART - IPCB, na classe de Carolino Carreira, tendo recebido em dois anos consecutivos a Bolsa de Mérito do IPCB, por obter a melhor média da escola. 
Mestre em Ensino de Música – Fagote - ESART - IPCB.
Enquanto fagotista colaborou com a Orquestra Sinfónica Portuguesa sob a batuta da Maestrina Julia Jones, com a Orquestra Olissipus na tournée em Angola com o artista Tito Paris sob a batuta do Maestro Yan Mikirtumov, com a Orquestra Deutsch-französisches forum junger kunst em Bayreuth (Alemanha), e no Festival “Rota das Artes” com a interpretação da Ópera “Il Mondo de La Luna” de Haydn, no Planetário da Gulbenkian, em Lisboa. Foi 2ª fagotista da Orquestra Clássica do Centro, sendo o Maestro residente Virgílio Caseiro.
Frequentou Masterclasses e Workshops com fagotistas como: Pierre Olivier Martens, Liliana Reis, Marc Trénel, Rui Lopes, Arlindo Santos, Joaquim Moita, Robert Glassburner, Giorgio Mandolesi, Ricardo Santos e Sophie Dartigalongue.
Trabalhou com maestros como: Martin Andre, Marc Tardue, Pedro Carneiro, Pedro Neves, Jan Dobrzelevsky, João Paulo Santos, Maurizio Dini Ciacci, Luís Carvalho, Alberto Roque, Vasco Pierce de Azevedo, Rui Massena, João Paulo Janeiro, Cesário Costa, António Saiote, Francisco Ferreira, Carlos Amarelinho, Jean-Sébastien Béreau, Luís Casalinho, Paulo Martins, Bruno Paiva, Reinaldo Guerreiro, Mark Heron, Pedro Ferreira, Rodrigo Queirós, Carlos Silva, Nicolaus Richter, Jean-Bernard Pommier, Yibin Seow, Cristiano Silva e Pedro Pinto Figueiredo. 
É Professora de fagote no Conservatório de Música de Seia – Collegium Musicum e na EPSE. É membro do Ensemble DME - Collegium Musicum Electroacústico, dedicado à interpretação de obras de música erudita contemporânea. 

Filomena Afonso
Natural de Nelas, Portugal. 14 anos. Estuda violino com Ludovic Afonso no Conservatório de Música de Seia. Vencedora do prémio especial Nano Músicos Electroacústicos 2016.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festival Imersivo 2024

Vozes de Revolução | Ourique

Bartolomeu, o Voador | EACMC