Simpósio 'a guitarra contemporânea'





Nos dias 19 e 20 de Maio, o CESEM continua a celebração do seu 20º aniversário, associando-se à 61ª edição do Festival DME (Dias de Música Electroacústica), um festival que é já apoiado pelo INET-md (NOVA FCSH). 

Esta edição será dedicada à guitarra contemporânea e decorrerá no Espaço Lisboa Incomum (Rua General Leman, 20). Contará com actuações de guitarristas especializados na interpretação de música contemporânea, palestras, uma leitura aberta e um workshop. 

O repertório que será interpretado por Belquior Guerrero, Bertrand Chavarría-Aldrete e Mauricio Carrasco inclui obras para guitarra solo, guitarra e electrónica e guitarra eléctrica, sendo a maioria estreias nacionais e, algumas, de compositores portugueses. Entre estes encontra-se a investigadora do CESEM, Rita Torres, que realizará uma palestra demonstrativa sobre a técnica de multifónicos na guitarra. 

Mauricio Carrasco realizará uma leitura aberta de uma peça de Rita Torres e orientará um workshop sobre sistemas de notação e edição. 

Bertrand Chavarría-Aldrete realizará uma palestra sobre técnicas extendidas na guitarra e outra sobre o seu trabalho de interpretação de música contemporânea para guitarra através das artes plásticas. 

Poderão ser obtidas mais informações em http://www.festival-dme.org e www.facebook.com/festivalDME.

Programa


19 de Maio de 2018

10h00
Workshop 
com Mauricio Carrasco

“Matters of notation”
Analyse of different systems of notation and edition in recent works for guitar, e-guitar or performer by Natacha Diels, Daniel Zea, Fernando Garnero and Panayiotis Kokoras. 





11h00
Palestra 
com Rita Torres

“A técnica de multifónicos na guitarra”
Explicação e demonstração da técnica, apresentação de exemplos artísticos, introdução às peças de Rita Torres do concerto de Bertrand Chavarría-Aldrete.










12h00
Leitura aberta de “The Fireflies, twinkling among leaves, make the stars wonder”
com Mauricio Carrasco
música de Rita Torres

Apresentação e leitura de peça para guitarra amplicada e electrónica que usa técnica de multifónicos.










15h00
Bertrand Chavarría-Aldrete
Música de Rita Torres; Jaime Reis; Vincent Airault e Joan Riera











19h00
Belquior Guerrero
Música de Mikhail Malt; Rael Gimenes; José Luís Ferreira e Tiago Lestre





20 de Maio de 2018

10h00 - 13h00
Workshop
com Bertrand Chavarría-Aldrete

“Novum Organum / Pulsações Dilatas”
Novum Organum: Técnicas extendidas de guitarra no século XX et XXI. 
Pulsações Dilatas: uma nova possibilidade de intepretação plástica na música.









15h00
Mauricio Carrasco
Música de James Rushford; Fernando Garnero; Arturo Corrales e Victor Cordero



Biografias

Mauricio Carrasco, guitarrista chileno residente em Melbourne, estudou na Universidade Católica de Santiago, licenciando-se em guitarra clássica. Prosseguiu estudos na Haute École de Musique de Genève, sob a orientação de Maria Livia São Marcos, e graduou-se com distinção em dois programas de mestrado: um como  solista e numa pós-graduação em música de câmara contemporânea, sob a supervisão de Jean-Jacques Balet. Hoje encontra-se a frequentar o programa de doutoramento da Universidade de Melbourne, investigando sobre monodrama e teatro musical contemporâneo.
Mauricio é amplamente conhecido pelas quase cem estréias de obras de compositores, a maioria dos quais foram escritos especificamente para ele e, muitas vezes, dedicados a ele. Trabalha como solista em concertos com electrónica e de música de câmara e é um membro central do Ensemble Vortex, em Genebra, desde a sua criação em 2005. Mauricio é um Artista Associado e Curador da Galeria Sonora do Bendigo International Festival of Exploratory Music, bem como um membro central do seu ensemble Argonaut.
Em 2015, Mauricio aparece no monodrama musical de performance solo The Experiment, que estreou recentemente em Sydney e no Adelaide Festival of Arts, com uma temporada em Melbourne.

Belquior Guerrero (Penápolis / São Paulo - Brasil, 1988) é Mestre em Performance Musical pela Universidade de Aveiro e Bacharel em Guitarra Clássica pela Universidade Estadual de Maringá (Paraná / BR). Como solista e/ou camerista, o músico se apresentou em festivais como o 3º Festival Internacional de Violão Léo Brouwer (São Paulo), o I Festival de Guitarra de Braga, III Ponto de Guitarra (Vila Real), aveiro_síntese (2018), Festival DME 60, dentre outros. Como docente, Belquior atuou na Escola de Música Óscar da Silva (Matosinhos) e na Universidade Estadual de Maringá. O guitarrista é responsável pela estreia de obras de compositores portugueses e brasileiros. Atualmente Belquior cursa o Doutoramento em Música [Performance] na Universidade de Aveiro (bolsa CAPES) sob orientação de Pedro Rodrigues e se dedica à investigação do repertório para guitarra e música eletroacústica mista.

Rita Torres (Lisboa, 1977) é presentemente investigadora do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH). Anteriormente foi investigadora do pólo do CESEM na Universidade de Évora e do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Universidade Católica Portuguesa (UCP). Torres possui um doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes da UCP, bem como diplomas em Engenharia Química, Guitarra, Musicologia/Informática Musical e Composição. O seu trabalho como investigadora e como compositora foi já apresentado mundialmente em eventos tais como festivais e conferências internacionais e centra-se actualmente na técnica de multifónicos na guitarra. Mais informações em www.ritatorres.eu

Bertrand Chavarría-Aldrete (espanhol-mexicano nascido em Lyon, França) realiza os seus estudos no México, França, Holanda e Portugal.
Em 2006, ele co-fundou e dirige a Associação SMASH na Espanha (Ensemble SMASH e Festival Internacional de Música Contemporânea SMASH) focada na disseminação e criação de música e arte contemporânea.


A sua capacidade de produção levou-o a ser convidado como músico e artista em países como Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Lituânia, México, Holanda, Polónia, Portugal, República Tcheca, Rússia, Suécia; e fez gravações para a Radio France, Rádio Nacional de Espanha, bem como para as editoras discográficas Sismal Records, LH Production, 3D Classics e Odradek Records.


Actualmente vive entre Paris e o Porto e continua a sua investigação nos campos da pedagogia e das artes plásticas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festival Imersivo 2024

Vozes de Revolução | Ourique

Bartolomeu, o Voador | EACMC