Electroacústico por um dia • 120 anos de Música Electroacústica (para pessoas dos 0 aos 120 anos)

És aluno do Ensino Artístico Especializado ou do Ensino Profissional?
Estás de quarentena e já estudaste todo o repertório até ao final do ano?

Nada temas:
O Festival DME – Dias de Música Electroacústica está aqui para te propor um desafio:
A preparação e interpretação de uma peça para o teu instrumento e electrónica através de sessões de trabalho à distância.

Queres saber como?
Lê mais informação em baixo.



Quem pode participar? 

Estudantes de música de todo o país.

Onde posso aceder às peças?

Após inscrição, terás acesso a uma lista de peças que será enviada por e-mail.

Como devo estudar as peças?

Aconselhamos que o estudo inicial seja feito apenas com a partitura, com o intuito de descodificar determinadas técnicas e indicações que possam não ser tão usuais. Quando te sentires confortável, podes experimentar estudar com a parte electroacústica e click-track (metrónomo) visual através dos vídeos realizados por nós.

Após inscrição, terás acesso aos vídeos que serão enviados por e-mail.

Qualquer instrumento pode inscrever-se?

Sim. A nossa equipa dispõe de várias peças que poderá disponibilizar. Se te inscreveres e o teu instrumento não constar das peças disponíveis no momento, trabalharemos para disponibilizar uma peça para o teu instrumento assim que possível.

Em que consistem as sessões?

As sessões de trabalho terão a duração de 30 minutos e serão divididas por instrumento.
As sessões terão cinco participantes, no máximo.
Se recebermos mais do que cinco inscrições por instrumento, serão organizadas várias sessões.

As sessões têm o objetivo de esclarecer questões em relação à interpretação de música com electroacústica e de técnicas interpretativas não convencionais.

Preciso de ter a peça estudada para a sessão em que vou participar?

Aconselhamos a que, pelo menos, olhes para a partitura e anotes as questões que tens, não sendo necessário já ter a peça estudada na totalidade.

Preciso de ter uma idade mínima para participar? 

O nível de dificuldade técnica difere de peça para peça. Mesmo que um aluno e o seu professor/a considere que o aluno ainda não tenha desenvolvido competências para interpretar as peças disponibilizadas, estes alunos/as poderão sempre participar como

Qual será o resultado desta tutoria? 

Os/as participantes são convidados a gravar um vídeo a interpretar a sua peça.
Esse vídeo será posteriormente divulgado através das redes sociais do Festival DME, sendo posteriormente realizado um vídeo final do projeto com todas as interpretações.

Como me posso inscrever para participar?

Através deste link.

Para onde devo contactar se tiver alguma dificuldade?

Contacta-nos via email para
diasdemusicaelectroacustica@gmail.com


Poderás ainda ver este vídeo onde é exemplificado o uso do click visual:




Interpretações

Electroacústico por um dia #1

A Ana Teresa Pereira é aluna do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e trabalhou connosco peças didáticas para piano e electrónica de compositores portugueses.

Deixamos aqui a sua interpretação da peça "Bartolomeu, o voador - Interlúdio V" para piano e electrónica  realizada no âmbito do projecto “Electroacústico por um dia”, iniciativa do Festival DME para levar a música electroacústica a casa dos estudantes de música de todo o país.


Material para estudo e gravação da obra Bartolomeu, o voador - Interlúdio V, para piano e electrónica, do compositor Jaime Reis: https://www.youtube.com/watch?v=9VH8AgzN0A0&feature=emb_title  





A Carolina Godinho é aluna do Conservatório Regional do Baixo Alentejo – pólo de Castro Verde. Deixamos aqui a sua interpretação da peça "Rotina" para trompete e electrónica, do compositor Hugo Xavier Almeida, realizada no âmbito do projecto “Electroacústico por um dia”, uma iniciativa do Festival DME para levar a música electroacústica a casa dos estudantes de música de todo o país, durante o período de confinamento.

Material para estudo e gravação da obra Rotina, para trompete e electrónica, do compositor Hugo Xavier Almeida:  https://www.youtube.com/watch?v=4GsAXN4lSaY&t=1s





A Jade Yang tem 11 anos e é aluna do Conservatório Nacional Escola Artística de Música. Deixamos aqui a sua interpretação da peça "Bartolomeu, o voador - Interlúdio II", do compositor Jaime Reis, realizada no âmbito do projecto “Electroacústico por um dia”, uma iniciativa do Festival DME para levar a música electroacústica a casa dos estudantes de música de todo o país, durante o período de confinamento.

Material para estudo e gravação da obra Bartolomeu, o voador - Interlúdio II, para violino e electrónica, do compositor Jaime Reis: https://www.youtube.com/watch?v=4EeSd-R8naE




O Luís Silva é aluno do Conservatório de Música do Porto. Deixamos aqui os links para o material utilizado e a sua interpretação da peça “The Fifth String” para violino e electrónica , do compositor João Pedro Paiva Oliveira, realizada no âmbito do projecto “Electroacústico por um dia”, uma iniciativa do Festival DME para levar a música electroacústica a casa dos estudantes de música de todo o país, durante o período de confinamento.


 




A Inês Esteves está no 6º ano e é aluna do Conservatório Regional de Castelo Branco – Pólo de Idanha-a-Nova. Deixamos aqui os links para o material utilizado e a sua interpretação da peça “Bartolomeu, o voador (Canção 4)”, do compositor Jaime Reis, realizada no âmbito do projecto “Electroacústico por um dia”, uma iniciativa do Festival DME para levar a música electroacústica a casa dos estudantes de música de todo o país, durante o período de confinamento.

O teatro musical infantil “Bartolomeu, o voador”, retrata a vida do cientista e inventor Bartolomeu de Gusmão. A presente canção fala sobre a perseguição da Inquisição a Bartolomeu de Gusmão aquando da invenção da sua famosa “passarola”.

Material de estudo para da Canção 4 do Bartolomeu, o voador, do compositor Jaime Reis: https://www.youtube.com/watch?v=ksjOSl0NtrA&list=PLsonEXYTN4l43XZfPn2pxWmmXaT1Uw2P6&index=15 ; https://www.youtube.com/watch?v=w4JJRyhlCfo&list=PLsonEXYTN4l43XZfPn2pxWmmXaT1Uw2P6&index=16 ; https://www.youtube.com/watch?v=7gXP6pKXHHs&list=PLsonEXYTN4l43XZfPn2pxWmmXaT1Uw2P6&index=17







A Mafalda Reis é aluna da Escola de Música Nossa Senhora do Cabo. Aqui fica a sua interpretação da peça "Estudo" para guitarra e electrónica de Inês Sousa, realizada no âmbito do projeto "Electroacústico por um dia", uma iniciativa do Festival DME, com o objetivo de levar a música electroacústica a casa dos estudantes de música de todo o país, durante o período de confinamento.

Material de estudo para da obra Estudo de Inês Sousa: https://www.youtube.com/watch?v=aFTdx0_34As&list=PLsonEXYTN4l6iHJ7jUBYEDTzP35qWhc-s&index=8









A Íris e a Jade Yang são alunas da Escola de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa e participaram no projeto Electroacústico por um dia, uma iniciativa do Festival DME, com o objetivo de levar a música electroacústica a casa dos estudantes de música de todo o país, durante o período de confinamento. Aqui fica a interpretação da Canção I do teatro musical infantil "Bartolomeu, o voador" de Jaime Reis, que retrata a vida e obra do cientista e inventor Bartolomeu de Gusmão.


Material de estudo para da Canção 1 do Bartolomeu, o voador, do compositor Jaime Reis: https://www.youtube.com/watch?v=IPnAaYcbrU4&list=PLsonEXYTN4l43XZfPn2pxWmmXaT1Uw2P6 ; https://www.youtube.com/watch?v=IPnAaYcbrU4&list=PLsonEXYTN4l43XZfPn2pxWmmXaT1Uw2P6 ; https://www.youtube.com/watch?v=4cv_shXpRUk&list=PLsonEXYTN4l43XZfPn2pxWmmXaT1Uw2P6&index=3








A Íris Yang é aluna da Escola de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa e participou no projeto Electroacústico por um dia, uma iniciativa do Festival DME, com o objetivo de levar a música electroacústica a casa dos estudantes de música de todo o país, durante o período de confinamento. Aqui fica a sua interpretação da obra "A Woman's Shape" para violino e electrónica ,de Amélia Pack.

Material de estudo para da obra A Woman's Shape de Amélia Pack: https://youtu.be/GSiu_toRssc




O José Sousa é aluno da Escola de Música Nossa Senhora do Cabo. Aqui fica a sua interpretação da obra "Estudo" para guitarra e electrónica de Inês Sousa, realizada no âmbito do projeto "Electroacústico por um dia", uma iniciativa do Festival DME, com o objetivo de levar a música electroacústica a casa dos estudantes de música de todo o país, durante o período de confinamento.





[em actualização]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festival Imersivo 2024

Vozes de Revolução | Ourique

Bartolomeu, o Voador | EACMC