Instalação Sonora ‘Lugares Invisíveis’ de Carlos Caires

Trata-se de um espaço fortemente interactivo em que o participante utiliza a sua mão para despertar e manipular um sistema sonoro multicanal em diálogo com uma componente imagética.

As paisagens sonoras e visuais impelem à reflexão sobre o meio ambiente, diferentes níveis de poluição e a nossa relação com o planeta.

Queres experimentar?

A instalação estará em exibição entre os dias 3 e 11 de Dezembro, entre as 16h30 e as 19h. 

O Lisboa Incomum estará encerrado de sábado a terça-feira, dias 5 a 8 de Dezembro.

Para reservar a visita escreve para lisboaincomum@gmail.com com a indicação de possíveis horários.

A visita é gratuita. 

A segurança, total. 

 

Carlos Caires

Carlos Caires é doutor em “Esthétique, Sciences et Technologies des arts – spécialité musique” pela Universidade de Paris 8 e diplomado em composição pela Escola Superior de Música de Lisboa, instituição na qual é actualmente docente. É Investigador no CESEM, tendo já pertencido ao CITAR – Universidade Católica Portuguesa/Porto e ao CICM (Centre de recherche Informatique et Création Musicale na Universidade de Paris 8). Foi professor no Conservatório Regional de Setúbal e na Escola de Música do Conservatório Nacional, passando a leccionar a partir de 1992 na Escola Superior de Música de Lisboa.
Paralelamente ao curso de composição, frequentou diversos cursos de Verão de direcção coral e de orquestra, em Portugal e no estrangeiro. Dirigiu com o maestro Paulo Lourenço o coro da JMP, fundando posteriormente (também com Paulo Lourenço) o Coro Ricercare, que dirige até 1998, altura em que parte para Paris. A sua música tem sido apresentada em diversos festivais na Europa e na Ásia. Recebeu o Prémio Joly Braga Santos (1995) com a obra Al Niente, o Prémio Cláudio Carneyro (1996) com a obra Wordpainting e o Prémio ACARTE (1998; ex equo) com a obra Retábulo-Melodrama.
Carlos Caires desenvolve o software de micromontagem sonora IRIN, um projecto iniciado durante o seu doutoramento no CICM. 


Produção-Criação: Festival DME; Apoio: IDICA - ESML-IPL






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festival Imersivo 2024

Extended Duo

International Masterclass for Composers 2024