Nuno Veiga: Residência Artística



Residência Artística

Nuno Veiga

15 a 21 de Novembro | Hostel Criativo do Sabugueiro


O encenador Nuno Veiga estará em residência artística no Hostel Criativo do Sabugueiro e na Casa Municipal da Cultura de Seia durante o mês de Novembro, a trabalhar na criação do espetáculo Sena 2222, "uma viagem no tempo em que os habitantes de Seia (agora chamada Sena, que é o nome original) nos vão contar como é o mundo em 2222".

Nuno Veiga criará uma performance com a colaboração do Festival DME na curadoria musical, assistência  de José Baptista e interpretação de alunos da Escola Profissional da Serra da Estrela, com estreia na Casa Municipal da Cultura de Seia, no dia 20 de Novembro, pelas 21h30.


Sobre Nuno Veiga:

Artista multidisciplinar e professor de ensino artístico. Licenciado em Estudos Teatrais pela Universidade de Évora. Em Portugal, trabalhou como ator com encenadores como Luís Castro, Ricardo Pais, Nuno Carinhas e Jorge Fraga. Em 2010, ruma a Londres onde vê exponenciar o caráter multidisciplinar do seu trabalho colaborando com diversas companhias e instituições, das quais evidencia Rambert Dance Company, University College London, London College of Fashion, Young Vic, Royal Academy of Dramatic Art, Soho Theatre, Knot Theory, Hide Tide, Theatre Absolute e Battersea Arts Centre. Lecionou em múltiplos estabelecimentos de ensino em Portugal e Inglaterra e dirigiu projetos artísticos com grupos de contextos diferenciados, nomeadamente com adultos com dificuldades na aprendizagem. Na última década tem desenvolvido trabalho como artista sonoro na área do teatro, dança, cinema e instalações com vários encenadores e coreógrafos, entre os quais destaca José Neves, Américo Rodrigues,João Reis, Amélia Bentes, Paulo Filipe Monteiro, Silvia Pinto Ferreira, Romulus Neagu, Miguel Altunaga Verdecia, Jordan Bridge, Luca Bracia, Zjana Muraro, Darren Ellis, Susan Kempster,Sandra Maturana, Anastasia Papaeleftheriadou e Robert MacNeill entre outros. Em 2015 e 2016, trabalhou como Sound Designer e consultor para o “Edinburgh International Festival”. Como improvisador sonoro, tocou em dezenas de concertos e envolveu-se em vários projetos, tendo trabalhos discográficos editados em Portugal, Reino Unido, Itália e Alemanha. Participou na edição de 2020 do “Lisboa Soa” com Yola Pinto com a performance “Uníssono”. Desenvolve também trabalho como vídeasta, tendo os seus trabalhos sido apresentados em diversos festivais internacionais. É Artista Associado do Teatro Viriato.

https://en.nunoveiga.site/








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festival Imersivo 2024

Vozes de Revolução | Ourique

Bartolomeu, o Voador | EACMC