a r I r a: Concerto para Piano, Voz e Panela

  


 a r I r a

Concerto para Piano, Voz e Panela

Lisboa Incomum | 14 de Março de 2023, 19h30


a r I r a é um coletivo de música exploratória, criado em Londres em 2018, por Filipe Sousa, Kate Smith e Nuno Veiga. 

Tendo a improvisação como ponto de partida, frequentemente são convidados vários artistas sonoros ou músicos para concertos fortuitos, como foi o caso  do concerto de 2018 na Livraria Ler Devagar com Américo Rodrigues ou em 2019 na Lisboa Incomum com Nuno Messias. 

Neste concerto no Lisboa Incomum, apresentam-se em Lisboa, na sua formação base com Filipe Sousa ao Piano, Kate Smith na Voz e Nuno Veiga na Panela.

Entrada gratuita mediante reserva para lisboaincomum@gmail.com


FILIPE SOUSA, pianista compositor e promotor de encontros em diferentes contextos sociais  um pouco por todo o mundo. Especializado em trabalho colaborativo e participativo com artistas e comunidades das mais diferentes idades, competências e nível de formação. Filipe fundou o Quest Ensemble, um trio contemporâneo de piano. Lecionou, na Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance e na Guildhall School of Music and Drama in London.

O seu trabalho como compositor e performer encontra-se frequentemente relacionado com o movimento, com um forte sentimento de ritmo. Os seus interesses sobre os detalhes e as peculiaridades do som conduziram-no para campos relacionados com a sound art, sound design e composição. Colabora frequentemente com coreógrafos, artistas visuais e diretores de teatro. Seja compondo ao piano, através de uma instalação multicanal ou em projectos idealizados colectivamente o seu objectivo é conduzir os ouvintes num percurso que os desafie e os surpreenda. 

http://filipesousamusic.com

Filipe Sousa


KATE SMITH é uma cantora versátil. Trabalhou em Nova Iorque, Pequim e Londres. Obteve a sua licenciatura em Filme e Estudos Asiáticos pela Columbia University (2009) e estudou Vozes Clássicas na Guildhall School of Music and Drama (2015), onde obteve o seu MMus (2017), seguido de bolsa de estudo em 2018. Kate sempre se mostrou interessada em explorar a sua voz, cantando em estilos muito diversos, em diferentes coros e bandas. 

Kate trabalha em diferentes contextos performativos que combinam música e movimento. Privilegia a colaboração com outros artista com o objectivo de criar composições originais . Ávida improvisadora, é a fundadora do The Embodied Voice, uma série de workshops que combinam a voz, o movimentos e improvisação. 

https://www.katesmithmusic.com/

Kate Smith


NUNO VEIGA nasceu em Viseu em 1979.

Licenciou-se em Estudos Teatrais pela Universidade de Évora em 2006. Desenvolveu trabalho como ator, encenador, sonoplasta.

Viveu em Londres de 2010 a 2020, onde vê exponenciar o caráter multidisciplinar do seu trabalho, colaborando com diversas companhias e instituições.

 Lecionou em múltiplos estabelecimentos de ensino em Portugal e Inglaterra e dirigiu projetos artísticos com grupos de faixas etárias, habilidade e background diferenciados.

 Tem desenvolvido trabalho como criador e artista sonoro na área do teatro, dança, vídeo e instalações com vários encenadores, realizadores e coreógrafos.

 Como músico, esteve envolvido em vários projectos centrados na improvisação, tais como NoiD, Cojones Spirituales, a r | r a, e Fuck Popox2.

Como improvisador sonoro, tocou em dezenas de concertos e envolveu-se em vários projectos, tendo trabalhos discográficos editados em Portugal, Reino Unido, Itália e Alemanha.

Desenvolve também trabalho como videasta, tendo os seus trabalhos sido apresentados em diversos festivais internacionais.

https://nunoveiga.site

Nuno Veiga

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festival Imersivo 2024

Vozes de Revolução | Ourique

Bartolomeu, o Voador | EACMC