Tessellated - estreia e mesa redonda

   


Tessellated - estreia e mesa redonda
com Ana Telles, Christopher Bochmann e Carlos Caires

Lisboa Incomum | 24 de fevereiro de 2023, 19h30

Entrada livre mediante reserva para lisboaincomum@gmail.com

Sinopse:

A estreia da obra "Tessellated" para piano e electrónica, uma encomenda do projecto DME ao compositor Christopher Bochmann, dar-se-á no Lisboa Incomum no próximo dia 24 de fevereiro de 2023 às 19:30, pelas mãos da pianista e solista do Ensemble DME, Ana Telles.

"Tessellated" é a primeira obra de Christopher Bochmann com recurso a meios electroacústicos, cujo material sonoro deriva directamente dos materiais musicais presentes na parte de piano. A parte electroacústica foi realizada por Carlos Caires, compositor e professor na Escola Superior de Música de Lisboa.

Após a escuta da obra, propomos uma conversa com as pessoas chave no processo criativo desta obra - Ana Telles, Christopher Bochmann e Carlos Caires, que irão partilhar com o público as suas perspectivas do ponto de vista da performance, da concepção musical e da realização da parte electroacústica, respectivamente.

Nas palavras de Christopher Bochmann sobre a obra:
A ideia por trás desta peça prende-se com um pianista (um ser) a comentar a si próprio, à sua identidade do passado que não deixa de ser uma lembrança, imperfeita, lenta e algo já gelatinosa. Por cima deste comentário, é feito um novo comentário, um pouco nos mesmos termos. O resultado cria uma textura organizada em camadas, a qual faz lembrar a estrutura de um telhado também estruturado em camadas. A palavra “Tessellated” sugere uma estrutura feita por mosaicos; por sua vez, o mosaico indica algo que, por mais transformação inorgânica possa sofrer, não se prolifera organicamente. É o comentário “orgânico” sobre a lembrança “inorgânica e já confusa”.


Mariana Vieira, Directora de Produção
Cristóvão Almeida, Assistente de Produção
Caio Rodrigues, Técnico de Som
Marta Domingues, Assistente de Comunicação








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festival Imersivo 2024

Vozes de Revolução | Ourique

Bartolomeu, o Voador | EACMC