Between Feathers + Pedro Berardinelli | Residência Artística 2024



Residência Artística

Between Feathers + Pedro Berardinelli

1 a 8 de Agosto de 2024, Casa Municipal da Cultura de Seia


Entre 1 e 8 de Agosto de 2024, o ensemble Between Feathers, baseado na Áustria, e o compositor português Pedro Berardinelli estarão em residência artística na Casa Municipal da Cultura de Seia. Trabalharão em colaboração na criação de uma nova obra que será interpretada por Audrey G. Perreault (flauta) e Hannes Schöggl (percussão), num concerto que se realiza no último dia da residência. 


Sinopse:

Na residência artística de 01 a 08 de agosto, o ensemble between feathers em versão duo (Audrey G.Perreault, flauta; Hannes Schöggl, percussão) estará presente em Seia para trabalhar de forma imersiva e apresentar em estreia a nova peça do compositor português baseado na Áustria Pedro Berardinelli.
O trabalho directo com instrumentos e instrumentistas é essencial no trabalho do compositor, assim como a estreita colaboração e trabalho com jovens compositores, algo habitual para o ensemble. Por isso, durante a residência artística, ambas as partes aproveitarão a estadia para trabalhar em pormenor e quase de forma privilegiada a nova obra, a fim de a apresentar em Seia em estreia mundial.
Para além disso, o between feathers irá apresentar e alargar o repertório de compositores portugueses do ensemble, trabalhando e interpretando a obra da compositora Solange Azevedo no espetáculo final da residência. 

A nova peça em duo de Pedro Berardinelli para percussão e flauta baixo pertence a um ciclo do qual a última peça, (des)en)canto) - para voz, flauta, acordeão e percussão - foi escrita durante uma residência artística no Stiftung Künstlerdorf Schöppingen (Alemanha) em 2022 e encomendada por between feathers. Este ciclo será completado por diferentes obras de música de câmara com a instrumentação acima referida.
O duo de percussão e flauta baixo é uma encomenda Projecto DME 2024, between feathers e Dissolution ensemble.


Between Feathers
Audrey G. Perreault, flauta
Hannes Schöggl, percussão

Pedro Berardinelli, composição


Programa:

Pedro Berardinelli: new piece* (2024)
para percussão e flauta baixo

Rebecca Saunders: Bite (2016)
para flauta baixo

Casey Cangelosi: Bad Touch (2013)
para performer e electrónica fixa

Malin Bång: hyperoxic (2011)
para flauta baixo e objectos

Solange Azevedo: (under)lines (2019)
para flauta e percussão

*estreia mundial, encomenda Projecto DME 2024, between feathers e Dissolution ensemble

Pedro Berardinelli concluiu a licenciatura e o mestrado em Composição na Universidade de Aveiro, tendo recebido uma bolsa de mérito pelo seu excecional desempenho académico. Durante este período, frequentou regularmente seminários de composição e teve mais tarde algumas aulas particulares com Emmanuel Nunes, que tiveram um grande impacto sobre ele.
Concluiu o Mestrado em Composição Instrumental Contemporânea no Centro Superior Katarina Gurska com a classificação máxima, tendo como orientadores Alberto Posadas e José Luis Torá.
Concluiu com distinção as Pós-graduações na Kunstuniversität Graz e na Kunstuniverstät Wien, tendo estudado com Beat Furrer e Michael Jarrell.
Frequentou vários cursos, seminários e aulas com compositores como Rebecca Saunders, Mark Andre, Philippe Manoury, Chaya Czernowin, Stefano Gervasoni, Yann Robin, Raphaël Cendo, Pierluigi Billone, Dmitri Kourlianski, entre outros.
Participou em várias academias como a Academia de Composição do Festival Musical (Estrasburgo), a Universidade de Altitude (Saint-Martin-Vésubie), a Academia de Compositores Tchaikovsky, Stockhausen-Kurse e Impuls, tendo trabalhado com o Quatuor Diotima, Klangforum Wien, PHACE Ensemble, Schallfeld Ensemble, Ensemble Multilatérale/Alain Billard, entre outros.
Encontra-se atualmente inscrito no Programa de Doutoramento em Composição da Universidade de Aveiro e da Kunstuniversität Graz (instituição de acolhimento) sob a orientação de Sara Carvalho e Beat Furrer, tendo sido bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
https://www.pedroberardinelli.com/

Pedro Berardinelli @M.Matos


Com o nome between feathers, quatro músicos juntaram-se para oferecer uma formação única à cena musical austríaca contemporânea: voz, flautas, acordeão e percussão. Para além da interpretação de repertório internacional e regional, é a colaboração com os compositores do nosso tempo, bem como com artistas plásticos, filósofos e bailarinos que inspira os quatro músicos vienenses a criar programas bem pensados que reflectem as preocupações da nossa sociedade moderna. 
Como um ensemble da New Austria Sound of Music (NASOM) para 2023 e 2024, Maria Mogas Gensana (acordeão), Elīna Viļuma-Helling (soprano), Hannes Schöggl (percussão) e Audrey G. Perreault (flautas) encomendaram a vários compositores que trabalham na Áustria a criação de novas peças para representar o som austríaco atual: Klaus Lang, Petra Stump-Linshalm, Aaron Ludwig, Alexander Kaiser, Manuela Meier, Pedro Berardinelli, Nava Hemyari, Tanja Brueggemann, Yulan Yu e Emre Sihan Kaleli. Estão também previstas colaborações com o mumok Museum moderner Kunst Stiftung Ludwig Wien e Frakzionen em Bielefeld, Alemanha, para os anos seguintes.
Between feathers desenvolveu programas programaticamente coerentes, incluindo, Changing Lights, Ulysses 2022, A Room of One's Own vol 1 e 2, Seems Like A Portal e Between Conditions, que foram apresentados em séries de música como Wien Modern, New Musik Forum Ljubljana, Impuls Festival em Graz, Musik+ in Hall in Tirol, Neue Musik em St. Ruprecht, Alte Schmiede e Echoraum em Viena, Open Music em Graz, Åbne Scene at Godsbanen em Aarhus, Dinamarca, NOW! Oper der Gegenwart em Graz, no Spazju Kreattiv em Valletta, Malta e na Zionskirche Bielefeld, Alemanha, Mostra Sonora (Espanha), Le Vivier em Montreal (Canadá). Estrearam e encomendaram peças de Yulan Yu, Sergi Puig, Scott Rubin, Antonis Rouvelas, Sebastian Adams, Kirstine Lindemann, Lorenzo Troiani, Flora Geißelbrecht e Tamara Friebel. Between feathers é financiado pelo SKE / Austro mechana, a cidade de Viena, a cidade de Graz, Land Steiermark, o governo austríaco (BMKOES) e a residência Godsbanen na Dinamarca.
www.betweenfeathers.com

between feathers @Valerie Maltseva


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Canto das Sementes II 2024

Curso de Interpretação 2024