Cultura & Sustentabilidade 2024

 







Cultura & Sustentabilidade


8ª Edição
22 a 24 de Novembro de 2024 | Lisboa Incomum

 


O evento ‘Cultura e Sustentabilidade’ é coorganizado anualmente pelo Projecto DME no espaço Lisboa Incomum.
Contando com sete edições desde 2017 (ano de inauguração do espaço lisboeta), tem como objetivo fomentar uma discussão interdisciplinar (artística, científica, política) sobre os papéis que as práticas artísticas podem assumir para a consciencialização ambiental, intervindo na discussão sobre temas como a sustentabilidade e a ecologia. Esta discussão é feita entre o público e os convidados do evento através de diferentes tipos de actividades como conferências, concertos e workshops.

À semelhança das últimas duas edições, o evento conta com a co-organização do CCMAR - Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve e está de regresso nos dias 22, 23 e 24 de Novembro. Sob o mote “Espécies em extinção”, a programação desta edição contempla três concertos, quatro conferências, um workshop, uma ‘sala de escuta’ e um mercado.

Produção: Projecto DME-Lisboa Incomum


Co-organização: CCMAR - Prof. Rui Borges e Profª. Isabel Barrote



Dia 23 de Novembro


Terrain Vagues | Blooming Landscapes- neuMERZ

"Terrain Vagues | Blooming Landscapes" é um projeto audiovisual que combina elementos jornalísticos e documentais. Explora os espaços urbanos abandonados, negligenciados e frequentemente esquecidos, conhecidos em alemão como "Stadtbrachen", "Baulücken" ou "Restflächen."

Inspirado pelos pós-estruturalistas franceses, que entendem "Terrain Vagues" como paisagens desertas e abandonadas em áreas urbanas, pretendo criar uma série de obras audiovisuais que abordem este fenómeno. O plano é produzir uma série de 12 episódios, exclusivamente ambientada na Expo Plaza, interagindo com os diversos edifícios do local. Cada episódio terá o seu próprio tema.

O projecto também examina os elementos utópicos do domínio virtual, que emergiram com a invenção dos computadores pessoais e da internet nos anos 1990 e início dos anos 2000. Esta visão utópica deu lugar a uma realidade distópica, em que o capitalismo penetrou o mundo digital.

Para o concerto no Lisboa Incomum, o neuMERZ apresentará uma performance audiovisual baseada no material recente recolhido durante o processo de trabalho em "Terrain Vagues".


neuMERZ

neuMERZ é um novo colectivo de música e média, originalmente fundado em Hannover, Alemanha, e liderado pelos compositores e artistas multimédia Philipp Henkel e Rachel C. Walker. Juntos, adotamos uma abordagem crítica e de pesquisa para a composição, aplicando-a em diversos projectos: curadoria de instalações, concertos multimédia e cinema, com especial atenção à apresentação de formatos inovadores e novas perspetivas na cena da música contemporânea.

O nosso projecto aproveita as nossas competências combinadas: composição acústica e electroacústica, renderização visual (Blender, C#, C++), design e experimentação de instrumentos, pesquisa histórica e programação. Colocar estas competências em diálogo directo resulta em conquistas artísticas com benefícios tanto teóricos como experimentais. neuMERZ realizou projectos em colaboração com Musik21 Niedersachsen (Disrupted Chronologies – Jahresthema 2022 Radikale), Deutscher Musikrat (Radiant8 Ensemble), Stiftung-Niedersachsen (Panopticon), Musikland Niedersachsen, Musikfonds (PRO DEFUNCTIS) e outros. Projectos recentes incluem a temporada de concertos de 2022 e a digressão do Radiant8 Ensemble; Disrupted Chronologies, um concerto multimédia e projecto de documentário; e KOPFGERÄUSCHE, uma digressão de novos trabalhos com uma atuação da dupla japonesa de improvisação de ruído de Berlim, Momose/Ishikawa. Em 2023, o neuMERZ apresentou o Concerto-Diálogo "al’thalj" no Württembergischer Kunstverein Stuttgart, em colaboração com o ensemble austríaco airborne extended. O foco contínuo agora está no desenvolvimento de vários projectos de curadoria em curso: uma colaboração interdisciplinar de longo prazo que abrange música, literatura e cinema, conectada à vida da escritora de viagens taiwanesa do século XX, San Mao; a instalação de investigação multimédia OPTIKS: Uma Fábrica de Memória Interativa; e a série Terrain Vagues / Blühende Landschaften. Em 2024, o neuMERZ apresentará PRO DEFUNCTIS, trazendo o ensemble americano Ekmeles à Alemanha para uma digressão com "Über den frühen Tod des Fräuleins Anna Augusta Markgräfin zu Baden" de Spahlinger, em homenagem ao 80.º aniversário de Spahlinger. Além disso, o neuMERZ estará em residência no Lisboa Incomum / Projecto DME, no âmbito de uma bolsa de mobilidade da Culture Moves Europe. Projecto financiado pela União Europeia e pelo Goethe Institut.



"Terrain Vagues | Blooming Landscapes"




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CALL FOR MUSIC · Culture and Sustainability 2024

Arshia Samsaminia + Ensemble DME

Oboé + - Tiago Coimbra