DME - Annette Vande Gorne
A 41ª edição do festival DME é inteiramente dedicada à compositora belga Annette Vande Gorne e decorrerá de 15 a 18 de Dezembro 2015 em Lisboa, Linda-a-Velha e Castelo Branco.
Programa
15 Dez - Escola de Música Nossa Senhora do Cabo - Linda-a-Velha
3 Conferências com Annette Vande Gorne e Marie-Jeanne Wyckmans
I - 16h - "som para cinema"
II - 17h30 - "espaço, som e música acusmática"
III - 19h - "o que faz um Foley"
16 Dez - Escola Superior de Artes Aplicadas - Instituto Politécnico de Castelo Branco
2 Conferências com Annette Vande Gorne e Marie-Jeanne Wyckmans
I - 16h - "Back to the studio : real time vs delay time" - Annette Vande Gorne
II - 17h - "On the experience of sound design" - Marie-Jeanne Wyckmans
17 Dez - Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB)
Concerto: Música Acusmática - Annette Vande Gorne
18h - Yawar Fiesta, ópera, versão acusmática, 3 actos, 2006-2012
18 Dez - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - Noites de Ciências, Noites de Luz
18 Dez - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - Noites de Ciências, Noites de Luz
Concerto: Música Acusmática - Annette Vande Gorne
20h - Annette Vande Gorne; TAO, Terre - (1991); Cosmographie - (2003); Ce qu’a vu le vent d’Est (d’après Debussy) - (2003)
Annette Vande Gorne
Fundadora e directora do Centro ''Musique & Recherches'' e dos Estúdios "Metámorphoses d'Orphée'', criados em 1982, em Ohain, Bélgica. Organizadora do 1º Festival Internacional de Música Acusmática de Bruxelas em 1984 e de numerosos concertos desde então. É editora da publicação Lien. É professora de Composição Electroacústica nos Conservatórios de Liège, Bruxelas e Mons, desenvolvendo trabalho de investigação na área da espacialização da música electroacústica sobre suporte. Protagoniza concertos na Bélgica e internacionalmente. Desde 1999, começou a organizar um curso internacional de Verão em Espacialização e, desde 1987, em Composição Electroacústica. As suas obras podem ser escutadas em festivais e programas de rádio que apresentam electrónica em suporte fixo. Os seus interesses relacionam-se com: a busca de arquétipos energéticos que relacionem a sua obra; as relações com a palavra, som, e significado proporcionados pela tecnologia electroacústica; a composição do espaço enquanto parâmetro musical e a sua relação com os outros quatro parâmetros (timbre, duração, altura e amplitude) e possíveis arquétipos que relacionem estes elementos. O seu trabalho é centrado na prática musical acusmática, incluindo a suite TAO e Ce qu’a vu le vent d’Est, que renova os laços da música Electroacústica com o passado, com algumas intercepções noutras formas artísticas, incluindo teatro, dança, escultura, etc.
Comentários