ESPLORAZIONI | MNAA
ESPLORAZIONI
Ensemble DME e Valerio Sannicandro
Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa | 28 de Janeiro de 2023 | 16h
O Ensemble DME apresenta-se sob a direcção do maestro e compositor italiano Valerio Sannicandro no Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa, no dia 28 de Janeiro de 2023, pelas 16 horas.
O espetáculo contará com a estreia de uma obra do compositor e arquitecto português Diogo Alvim, encomenda do Projecto DME, com o apoio do Instituto Italiano da Cultura de Lisboa.
O auditório do Museu Nacional de Arte Antiga será um palco integrante da própria música e performance, envolvendo o público numa experiência sonora imersiva, particularmente nas obras de Sannicandro e Alvim, onde o espaço é também pensado pelos compositores como um parâmetro musical, incorporando a própria obra como um elemento decisivo à sua execução e interpretação.
O concerto é coorganizado pelo Projecto DME e pelo Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, e será gravado pela Antena 2, tendo apoio da DGArtes - Ministério da Cultura.
A entrada é gratuita.
ESPLORAZIONI
O pensamento musical nas últimas décadas desenvolveu-se frequentemente de acordo com uma ideia de sinestesia, empurrando para disciplinas e territórios aparentemente distantes.
O som e o próprio conceito de discurso musical tentaram assim sair do seu ser efémero, projectando-se para outros mundos (arquitectura, artes figurativas) e explorando soluções expressivas longe dos seus limites aparentes.
Em ESPLORAZIONI, são apresentadas várias composições que se estendem por dois séculos, começando pelos fascinantes mundos sonoros de Sciarrino e do labiríntico Clementi, e chegando aos escritos mais complexos de Alvim e Sannicandro, ambos interessados nas relações entre o espaço e o som.
ESPLORAZIONI
Il pensiero musicale negli ultimi decenni si è spesso sviluppato secondo un’idea di sinestesia, spingendosi verso discipline e territori apparentemente lontani.
Il suono e il concetto stesso di discorso musicale hanno così provato a uscire dal loro essere effimeri proiettandosi verso altri mondi (architettura, arti figurative) ed esplorare soluzioni espressive lontane dai loro confini apparenti.
In ESPLORAZIONI sono presentate alcune composizioni a cavallo tra due secoli, cominciando dagli affascinanti mondi sonori di Sciarrino e quelli labirintici Clementi, arrivando alle scritture più complesse di Alvim e Sannicandro, entrambi interessati alle relazioni tra spazio e suono.
Salvatore Sciarrino - ESPLORAZIONE DEL BIANCO II (1986)
Aldo Clementi - C.A.G. (1993)*
Giacinto Scelsi - KO-THA (1967) - Three Dances of Shiva (I)
Valerio Sannicandro - TRE NUCLEI ED ECHI (2022) (I)**
Giacinto Scelsi - KO-THA (1967) - Three Dances of Shiva (II)
Valerio Sannicandro - TRE NUCLEI ED ECHI (2022) (II)**
Giacinto Scelsi - KO-THA (1967) - Three Dances of Shiva (III)
Valerio Sannicandro - TRE NUCLEI ED ECHI (2022) (III)**
Diogo Alvim - POSIÇÃO RELATIVA***
Valerio Sannicandro - TACTILE SONGS (2017)*
** Estreia Mundial
Marina Camponês - flauta
Carlos Silva - clarinete
Júlio Guerreiro - guitarra
Ângela Carneiro - violoncelo
Francisco Cipriano - percussão
Valerio Sannicandro - direcção
Valerio Sannicandro |
Comentários