Constelações Acusmáticas | TBA
Annette Vande Gorne @Michael Zacherl |
Constelações Acusmáticas
Ensemble DME + Annette Vande Gorne
Teatro do Bairro Alto | 27 de Maio de 2023 | 19h30
O Projecto DME tem o prazer de anunciar o espetáculo Constelações Acusmáticas no Teatro do Bairro Alto, com o Ensemble DME e a compositora belga convidada Annette Vande Gorne. Será no sábado, dia 27 de Maio de 2023, pelas 19h30. O concerto será inserido no ciclo do TBA Escuta Cruzada.
Escuta Cruzada é um novo lugar de curadoria partilhada do TBA que desafia coletivos, associações e outros organismos criadores a pensarem a programação musical como uma relação osmótica, de partilha, porosa e transversal.
Informações:
Preço Bilhete duplo: 12 eur.
Bilhete por concerto: 6 eur. (integrado no Passe Cultura, apenas disponível na Bilheteira do TBA)
Sala Principal do Teatro do Bairro Alto
Duração 50 min. + 50 min. (com intervalo)
+ info aqui
Sinopse:
O Ensemble DME, fundado pelo compositor Jaime Reis e sediado em Lisboa, apresenta um programa focado na área de pesquisa e programação com quatro peças de compositores distintos que atravessam a música acusmática, eletroacústica e instrumental. Para a ocasião, convidam Annette Vande Gorne, pioneira da música acusmática e uma das principais descendentes académicas de Pierre Schaeffer e Pierre Henry (que conceberam os princípios da música concreta, antecessora da música acusmática), sendo atualmente uma das mais ativas criadoras, investigadoras e promotoras desta prática musical através da sua associação Musiques & Recherches, na Bélgica.
Annette Vande Gorne traz-nos “Fragments de lettre à un habitant du Centre”, uma espacialização sonora site-specific, convite a uma experiência sensorial imersiva. O programa conta também com “Instantes”, peça de inspiração textual de Marta Domingues, “Eolia”, de Philippe Hurel, uma obra de referência no repertório para flauta que será interpretada por Mafalda Carvalho, e uma estreia de Pedro Junqueira Maia, que propõe, nas palavras do próprio, “um apontamento sonoro sobre um espaço temporal pelo qual os sinos não querem dobrar”.
Programa:
Marta Domingues (2000): Instantes**, acusmática (2022) [c. 12']
Philippe Hurel (1955): Eolia, para flauta solo (1984) [c. 8’]
Pedro Junqueira Maia (1971): música ñ permitida*, para recitante e sons pré-gravados (2023)* [c. 8']
Annette Vande Gorne (1946) / Kamal Ben Hameda (1954): Fragments de lettre à un habitant du Centre, acusmática (2002) [c. 12']
* Estreia absoluta. Encomenda DME.
** Estreia em Portugal
Mafalda Carvalho, flauta
Sónia Correia, recitante
Jaime Reis, direcção artística
Mariana Vieira, direcção executiva
Caio Rodrigues, direcção técnica
Cristóvão Almeida, assistente técnico
Realizada no âmbito da Semana da Composição 2023 da Escola Superior de Música de Lisboa
Comentários