"Confluências Sonoras" com o apoio da EFFEA
"Confluências Sonoras" com o apoio da EFFEA.
O European Festivals Fund for Emerging Artists (EFFEA) é uma iniciativa da European Festivals Association que visa apoiar festivais na criação de uma rede internacional para promover artistas emergentes. O EFFEA fortalece a colaboração entre festivais europeus, reconhecendo a importância da diversidade e do trabalho colectivo para o futuro da arte.
O projeto "Confluências Sonoras" consistiu na realização de uma série de concertos e atividades aqui destacados:
Residência Artística Arshia Samsaminia + Ensemble DME
O compositor Arshia Samsaminia esteve em Residência Artística em Setembro de 2024 no Lisboa Incomum para trabalhar numa nova criação musical para o Ensemble DME, em formação de Duo.
A residência culminou num concerto no dia 28 de Setembro, no Lisboa Incomum, onde foi apresentada a sua nova peça "[Dis]orient[ed]alized" (encomenda Projecto DME).
O concerto contou com a participação de Beatriz Costa (violinista) e Ângela Carneiro (violoncelista), membros do Ensemble DME.
Festival CROMA 2024
No dia 25 de Outubro de 2024, a violonista Beatriz Costa e a violoncelista Ângela Carneiro, do Ensemble DME apresentaram-se no Festival CROMA- Ciclo de Música Contemporânea, num concerto com obras de João Pedro Oliveira, Mario Mary, Sofia Gubaidulina e Arshia Samsaminia (encomenda Projecto DME).
Internacionalização Ensemble DME Lisboa - Bruxelas
O Ensemble DME, sob a direcção de Pedro Pinto Figueiredo, inaugurou oficialmente a temporada no Lisboa Incomum, no dia 20 de janeiro de 2025.
A 23 de janeiro, actuou no Loop Festival, em Bruxelas, no âmbito do programa de Residências Artísticas EFFEA – European Festivals Fund for Emerging Artists, uma iniciativa da EFA- European Festivals Association.
Para além deste concerto, em Bruxelas, o Ensemble DME realizou um workshop com a compositora Annette Vande Gorne, nos seus estúdios, Musiques et Recherches, em Ohain, Bélgica.
O programa dos dois concertos assentou em obras de compositores portugueses e belgas, assim como uma estreia mundial da compositora Judith Adler de Oliveira.
Concerto no Lisboa Incomum
Ⓒ Luís Vila-Lobos
Workshop com Annette Vande Gorne
Comentários