DME no CanSat Portugal 2014


O festival Dias de Música Electroacústica é um festival itinerante iniciado na Polónia em 2003 com direcção artística de Jaime Reis. Com mais de 25 edições em Portugal e no estrangeiro, dedica o presente evento ao compositor e cientista John R. Pierce, pelo seu mérito no desenvolvimento da ciência e música electroacústica.
Esta edição do festival é integrada no CanSat Portugal, um projeto educativo da Agencia Espacial Europeia (ESA), organizado em Portugal com o apoio da Ciência Viva-Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e do Centro AeroEspaço, do Aeroclube de Torres Vedras, com o objectivo de proporcionar aos estudantes Portugueses a primeira experiência em projetos relacionados com a tecnologia espacial e tem como destaque os solistas do Ensemble Collegium Musicum Electroacústico, Joana Guerra e José Pedro Sousa e os premiados do Concurso Nano Músicos Electroacústicos João Marques e Gonçalo Fernandes.
Mais info. em: http://cansatportugal.org/ e 

26-27 Abril 2014

John R. Pierce (1910-2002) Foi um engenheiro pioneiro no desenvolvimento das comunicações por satélite. Após terminar o seu doutoramento no California Institute of Technology, foi trabalhar para os Bell Laboratories, tendo impulsionado projectos como o Echo 1 e Telstar. Foi também um pioneiro no desenvolvimento da música electrónica por computador, tendo apoiado e incentivado o seu colega Max Mathews para a criação de programas de síntese sonora desde a década de 1950, e.o. Publicou o livro "The Science of Musical Sound" (1983), entre outros 20 livros, mais de 300 publicações e cerca de 90 patentes. Trabalhou no Stanford's Center for Computer Research in Music and Acoustics (CCRMA) com M. Mathews, John Chowning e Jean-Claude Risset. Era piloto de planadores.























Concerto com os premiados do concurso Nano Músicos Electroacústicos 2013: João Marques e Gonçalo Fernandes
Fotos: Sofia Teixeira, Túlio Augusto Santos, Ricardo Ferreira























Concerto com os solistas do Ensemble Collegium Musicum Electroacústico Joana Guerra e José Pedro Sousa
Fotos: Sofia Teixeira, Túlio Augusto Santos, Ricardo Ferreira


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festival Imersivo 2024

Vozes de Revolução | Ourique

Bartolomeu, o Voador | EACMC