EAW Students Lab Concert • Concerto multimédia para música eletrónica e imagem



EAW Students Lab Concert 
Concerto multimédia para música eletrónica e imagem

(Licenciatura da UA)


Lisboa Incomum
26 de outubro de 2019 | 19h30

Programa:

Concerto multimédia para música eletrónica e projeção de imagens

Mathilde Braun Martins
Wysoccan Ceremony/ Ceremónia Wysoccan
  1. Wysoccan Dance- Opening
  2. Rite of passage
  3. Diving into the depths of oblivion
  4. Wysoccan Song-Final 
Texto: Florian Martins
Música e vídeo: Mathilde Braun Martins 
“Wysoccan Ceremony”, originalmente para músico solista e eletrónica em tempo real, é aqui apresentada como obra multimédia divida em quatro partes, criada ao longo dos últimos anos. A versão deste projeto para músico solista e eletrónica em tempo real já foi apresentado, em versão integral ou parcial, no Centro Cultural da Branca em Janeiro 2019, nos “Reencontros de música contemporânea” em Aveiro e no encontro artístico “Just a little light” (2019) na Calçada do Gato em Coimbra. A cerimónia Wysoccan, inspiração extra-musical da obra, é um processo pelo qual os jovens índios algonquinos têm que passar para marcar a separação entre a idade adulta e a infância. Nesta cerimónia, os jovens consomem uma droga que tem um poderoso efeito alucinogénio que remove as suas memórias da infância. 
Chegou a hora. Entrega-te agora. A tua vida passada esquecerás. Pelo sofrimento, virgem a tua alma será. Segue a luz. Ergue-se o caminho.
Ao acordares, homem serás. Ao acordares, passado por Wysoccan terás.

Rita Resende
Momento
Peça de ambiente introspetivo, onde o som abafado vindo do fundo um poço ilustra o momento exatamente a seguir ao afogamento de uma criança, e a constatação de que a vida segue no seu movimento imparável apesar de tão dramático e marcante momento. 
Coerana
Coerana, jasmim-da-noite ou dama-da-noite é uma planta muito popular devido ao aroma inebriante das suas flores que se intensifica à noite. O seu perfume é um dos mais fortes no reino das plantas; ainda assim, todas as partes da planta são tóxicas para os humanos e animais.
Rita Resende

BIO
Rita Resende e Mathilde Braun Martins
Estudantes finalistas da licenciatura em Composição da Universidade de Aveiro, com peças apresentadas no “Sons do Imaginário” de 2017 e 2018, “Reencontros de Música contemporânea 2019” e no Centro Cultural da Branca.
Participaram no workshop “Audio Post-Production for cinema” com Nikola Medic e “Sound Particles: Presentation and Expreimentation” com Nuno Fonseca no EAW2017 na Universidade de Aveiro. 
Desde de 2019 que fazem parte do EAW Students Lab. Este laboratório tem desenvolvido projetos que envolvem a associação do som com a imagem, nomeadamente paisagens sonoras, interação e sincronicidade na composição e performance ao vivo.
Neste espetáculo, o trabalho desenvolvido focou-se essencialmente no trabalho da realização de imagem para som. 
Rita Resende


Mathilde Braun Martins





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festival de Piano 2023

Summer School for Composers 2023

Festival Imersivo 2023