Conferência CRIA | DME • Alex Pochat
Conferência CRIA | DME • Alex Pochat
"A Obra IXI na Perspectiva de OXI RAPÁ – Falares Interpretativos para Composições Faladas"
No âmbito da parceria estabelecida entre o CRIA-Centro em Rede de Investigação em Antropologia e o Festival DME (Dias de Música Eletroacústica), terá lugar no próximo dia 7 de Março, Sábado, às 14h30, no Laboratório Audiovisual do CRIA, uma conferência proferida por Alex Pochat intitulada "A Obra IXI na Perspectiva de OXI RAPÁ – Falares Interpretativos para Composições Faladas".
A presente comunicação propõe apresentar a obra acusmática “IXI” (2016)—e o seu processo composicional—a partir da tese de doutoramento realizada pelo artista Alex Pochat. A tese é resultado da investigação sobre aspectos fundamentais de relações que conectam a fala e a música, no âmbito da composição musical. Num trabalho que combina actos de análise e de composição, janelas interpretativas são abertas para que, através das lentes da oralidade, ubiquidade, narrativa, hermenêutica e contornos musicais, não apenas o falar, mas também os faladores, os seus lugares e as suas histórias.
A proposta da tese (e da consequente/precedente obra musical) gira em torno de um circuito criativo de diferentes falares em busca de uma música falada, em plena reflexão sobre os meandros do entrelaçamento da pesquisa com a produção artística, e do discursivo com o não discursivo, mesmo quando a preocupação central, o motor da investigação, é a fala e suas contingências composicionais.
IXI, que faz parte de uma colecção de peças que compõem a discussão sobre o assunto—e que por sua vez estão catalogadas no álbum Loqui in Mousiki (2017)—, foi contemplada com o Prémio Funarte de Composição Clássica, compondo o repertório da XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea.
Comentários