Aïda-Carmen Soanea - Lançamento do Fonograma “viola [un]plugged” e Masterclass de Viola

 


A violestista Aïda-Carmen Soanea estará em Portugal entre os dias 2 e 4 de Dezembro para uma série de atividades com o Festival DME, incluindo uma masterclass e o lançamento oficial do fonograma “viola [un]plugged". 


A violestista colaboradora do Ensemble Modern começará por leccionar uma masterclass de violeta entre os dias 2 e 4 de Dezembro, no Lisboa Incomum. Ainda no dia 4, pelas 19h30, no Lisboa Incomum realizará um recital dedicado ao lançamento do fonograma “viola [un]plugged”, uma edição do Festival DME, que conta com a música dos compositores Christopher Bochmann, Jaime Reis, João Madureira, João Pedro Oliveira, Moritz Eggert e Roman Vlad.


Este evento conta com o apoio do Goethe-Institut Portugal.


Masterclass de Viola:

A masterclass decorrerá entre os dias 2 e 4 de Dezembro, no Lisboa Incomum, em horário a definir consoante o número de inscrições.

Preço: €50,00


As inscrições devem ser feitas até dia 29 de novembro através do link: 

https://forms.gle/myUHYh4EXcdiGvBq7


Concerto:

4 Dez | 19h30 | Lisboa Incomum


Programa:

A anunciar em breve


Reserva de lugares:

Seguindo as normas da DGS, o Lisboa Incomum terá um máximo de 12 lugares disponíveis para o concerto. As reservas devem ser feitas através do e-mail diasdemusicaelectroacustica@gmail.com.



Biografia:

Aïda-Carmen Soanea é uma violetista eclética e carismática, nasceu na Romênia numa família de cantores de ópera. Ganhou o 1º Prémio do Concurso Valentino Bucchi em Roma - 2005 e o 2º Prémio no Concurso Bashmet Viola em Moscovo - 2000. Anteriormente venceu o 1º Prémio aos 17 anos de idade no concurso nacional alemão Jugend Musiziert e tinha sido então admitido na turma de Barbara Westphal, na Lübeck Musikhochschule.

Formou-se com distinção na Hanns Eisler Hochschule (Berlim) na classe de Kim Kashkashian e no Conservatório Superior de Musica e Dança de Paris com Gérard Caussé. Recebeu grandes ensinamentos musicais do violetista Yuri Bashmet durante as várias masterclasses na Accademia Chigiana di Siena, de Ivan Fischer que a convidou para a posição de viola solo da Budapest Festival Orchestra (2004 a 2008) e especialmente de Claudio Abbado, que ela encontrou regularmente como membro da Gustav Mahler Youth Orchestra e mais tarde, na Lucerne Festival Orchestra e na Berlin Philharmony. Como solista, Aida-Carmen tocou no maravilhoso Ateneul Roman de Bucareste, bem como em festivais de música como o Internationale Osterfestspiele Luzern, Rheingau Musikfestival, Musikfestspiele Sanssouci, Musikfestival Mecklenburg Vorpommern e actuou com diferentes formações, incluindo a Berliner Symphoniker, a Orquestra Juvenil Gustav Mahler, a Orquestra de Câmara Europeia, a Filarmonica Moldávia Iasi, a Filarmónica de Stat Sibiu, a Capella Istropolitana, Mecklenburger Kammersolisten.


Sobre o Fonograma “viola [un]plugged”:

"Este CD é a minha homenagem pessoal à música contemporânea portuguesa. Tive o prazer de descobrir a peça Rust, de João Pedro Oliveira há alguns anos, num concurso de música electroacústica que decorreu na Roménia. Esta  peça peça dramática e intensa chamou-me imediatamente à atenção e tornou-se uma das principais peças do meu repertório de música contemporânea. Tendo trabalhado como primeira viola durante dois anos na Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, tive a sorte de conhecer o maravilhoso compositor Jaime Reis. Não sendo apenas compositor, Jaime Reis é também um homem de intensa atividade em prol da música contemporânea em Portugal e em toda a Europa. Assim que comecei a interpretar a sua peça, vi-a como um contraponto à peça de João Pedro Oliveira. E assim nasceu a ideia de criar um programa à volta destas duas peças. Em conjunto com o Jaime, decidi combinar o som da viola e eletroacústica, com peças solo de viola. Ele propôs-me duas peças contrastantes de João Madureira e Christopher Bochmann, que imediatamente pensei que ficariam muito bem no nosso programa. Da minha parte, propus ao Jaime duas peças que eu conhecera. Uma de Roman Vlad, uma peça do meu país natal que interpretei e gravei também na Roménia. E a outra peça, de Moritz Eggert, compositor alemão, vindo também do país onde vivi como o meu segundo país natal. E, juntos, criámos um programa em torno do som da viola com e sem eletrónica."

- Aida-Carmen Soanea












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festival Imersivo 2024

Vozes de Revolução | Ourique

Bartolomeu, o Voador | EACMC