Exposição "Still Life With Silence" | Agustín Castilla-Ávila | Fábrica da Criatividade

 


3 - 11 Novembro 

9h30 - 12h30 | 14h30 - 17h30 

Fábrica da Criatividade, Castelo Branco


A Fábrica da Criatividade acolherá a exposição da série gráfica “Still Life with Silence” de Agustín Castilla-­Ávila, artista residente do Festival DME. 

A exposição poderá ser visitada de 3 a 11 de novembro de manhã, das 9h30 às 12h30, e à tarde, entre as 14h30 e as 17h30.


Still Life with Silence

Still-Leben mit Stille (Still Life with Silence) pretende ser uma contemplação com foco no valor gráfico do silêncio na música.


"A música é o silêncio entre as notas.” - Claude Debussy

É desta citação que parte a sua obra, à qual dá o nome de O valor da música e o valor do silêncio. Do mesmo, descreve: “Na época da Camerata florentina e no início da ópera, a meu ver, a música tinha o mesmo valor que o silêncio hoje. Numa sociedade mais silenciosa daquela época, experimentar a música era tão especial quanto experimentar o silêncio no nosso mundo barulhento hoje. Para muitos seres humanos em todo o planeta hoje em dia, estar rodeado de tranquilidade é quase impossível. Como é que essa mudança de valores afeta as mentes dos compositores hoje? No nosso mundo agitado, percebo diferentes questões que me coloco como artista hoje: Como dar ao silêncio o valor que a música tinha ou trabalhar com o silêncio como matéria pura? Como escrever para nossa voz interior? Como escrever um minuto de silêncio? Como escrever para um quarteto de cordas sem cordas ou como usar o silêncio para estimular a imaginação (na minha opinião, o presente mais valioso que a natureza nos deu)? A primeira coleção de obras que gostaria de apresentar é a série gráfica Still-Leben mit Stille (Still Life with Silence, 2008-2018). Still-Leben mit Stille (Still Life with Silence) pretende ser uma contemplação com foco no valor gráfico do silêncio na música. Ao mesmo tempo, foi uma oportunidade para eu desenvolver a minha paixão por contar histórias usando a nossa linguagem universal."




----

Agustín Castilla-Ávila explica a sua exposição a visitantes







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festival Imersivo 2024

Vozes de Revolução | Ourique

Bartolomeu, o Voador | EACMC