A Música Mista Explicada: Goethe-Institut


A Música Mista Explicada

Com alunos da Escola Superior de Música, do Conservatório Nacional e da Escola de Música Nossa Senhora do Cabo

19 de janeiro de 2024, Goethe-Institut


No dia 19 de janeiro, pelas 19h00 no auditório do Goethe-Institut em Lisboa, alunas e alunos da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), da Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo (EMNSC) e da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional (EAMCN) irão apresentar em concerto o trabalho desenvolvido em conjunto em vários workshops desde novembro do ano passado. Serão apresentadas peças de compositores como João Pedro Oliveira, Nádia Carvalho, Henrique Couto e Diogo Batista, entre outras jovens compositoras e outros jovens compositores.

O Projeto Pedagógico do Laboratório de Música Mista José Luís Ferreira da Escola Superior de Música de Lisboa, coordenado pelo professor Jaime Reis, dedica-se à promoção e divulgação de música contemporânea eletroacústica, na sua vertente mista (isto é, onde um instrumento acústico e um discurso virtual / eletrónico interagem numa narrativa conjunta), procurando envolver alunos de ensino secundário na sua prática. 

A primeira atividade relativa ao mesmo, aconteceu a 20 de novembro e consistiu numa demonstração de duas peças para violino e electrónica, pela solista do Ensemble DME, Beatriz Costa, com obras dos compositores Mario Mary (Argentina) e Alla Zahaikevych (Ucrânia). Estiveram presentes alunos da EMNSC e da EAMCN.

No dia 4 de dezembro, ocorreu um workshop realizado pelas alunas e pelos alunos do Laboratório de Música Mista da ESML, com as alunas e os alunos da EMNSC e EAMCN, onde estudaram repertório para os seus instrumentos e electrónica que irão tocar no dia 19 de janeiro no auditório do Goethe-Institut em Lisboa, num concerto de apresentação do trabalho desenvolvido pelas alunas e pelos alunos das três escolas - ESML, EAMCN e EMNSC - reunidos em torno da inovação e criatividade, praticando novos repertórios, com novos meios tecnológicos, unidos pela vontade de fazer nova música e desenvolverem as suas capacidades artísticas. 

Mais informações aqui.














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festival Imersivo 2024

International Masterclass for Composers 2024

Corpos Sonoros